skip to content

Notícias

Parceria com O Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais

Notícias >>

 Quem Somos

 

O Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais, foi criado em 15 de maio de 2013 com o objetivo de apoiar os profissionais de Serviço Social. (Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 18, 15/05/2013, com Alteração aprovada em 22 de junho do mesmo ano, e publicação no Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 37, 8/10/2013). Estima-se que sejamos 18.000 Assistentes Sociais em Portugal.

 

Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais (SNAS)

 

ESTATUTOS

Artigo 1.º

1- O Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais é uma pessoa coletiva de direito privado, de base associativa, sem fins lucrativos, constituída por profissionais de Serviço Social e outros profissionais equiparados.

2- Por profissionais de Serviço Social entendem-se os habilitados pelo grau de licenciatura em Serviço Social. E por outros profissionais equiparados entendem-se todos aqueles que obtenham o grau de licenciatura em Política Social.

 

Artigo 2.º

1- O Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais exerce a sua atividade em todo o território nacional e tem a sua sede em Lisboa.

2- A transferência da sede dentro da mesma localidade é da competência da direção nacional. 

 

Artigo 9.º

1- Tem o direito de se filiar no SNAS todos os trabalhadores referidos no artigo 1.º que exerçam a sua atividade profissional em território nacional, que sejam diplomados

pelas escolas oficialmente reconhecidas para as respetivas categorias, e aceitem os princípios e objetivos definidos nos presentes estatutos.

 

2- Também se pode filiar quem esteja abrangido pela previsão do Artigo 1.º e aposentado ou pensionista ou que pontualmente não esteja a exercer a profissão.

Boletim do Trabalho e Emprego, n.º 37, 8/10/2013

 

O que fazemos

 

Artigo 5.º

O SNAS orienta a sua ação pelos princípios da liberdade, da unidade, da democracia e da independência sindical e pela solidariedade entre todos os trabalhadores na luta pelo fim da exploração do homem pelo homem.

4- O SNAS é uma organização autónoma que exerce a sua atividade com total independência do Estado, das entidades empregadoras, autarquias, instituições religiosas ou associações de outra natureza, partidos e outras associações políticas.

Artigo 7.º

O SNAS tem por fim, em especial:

a) Defender e promover, por todos os meios ao seu alcance, os direitos e interesses coletivos e individuais dos assistentes sociais, sejam de ordem moral ou material;

e) Estudar todas as questões que interessam aos associados e procurar soluções para elas;

i) Defender as condições de vida dos assistentes sociais, visando a melhoria da qualidade de vida e o pleno emprego;

m) Promover atividades sócio -culturais e desportivas;

 

Artigo 8.º

 

Para a prossecução dos seus fins, compete especialmente ao SNAS:

o) Fomentar iniciativas com vista à formação sindical e profissional e à promoção social e cultural dos associados; 

 

Mais informamos que os respetivos estatutos podem ser consultados em: http://snas.pt/estatutos.html .

 

Sede: Rua do Instituto Conde Agrolongo, 41 B Bairro do Alto da Loba 2770 - 082 Oeiras

Horário de atendimento telefónico: de 2ª a 6ª feira, das 10h às 13 horas Tm: 93 792 3920

Morada para envio de correspondência: Sindicato Nacional dos Assistentes Sociais (SNAS) A/C Secretariado- Largo Alferes Francisco Duarte, 12 – C 1170 - 008 Lisboa

www.snas.pt


Last changed: Feb 06 2016 at 4:54 PM

Back

Copyright © 2012