skip to content

Notícias

Alguns aspetos Importantes

Notícias >>

 UMA ORGANIZAÇÃO/ASSOCIAÇÃO

As organizações devem satisfazer as expetativas do mercado, procurando oferecer a Qualidade desejada pelos seus Clientes, sendo que a Qualidade que conta é aquela que é percebida pelo Cliente (Gronroos, 2000). É, pois, importante assegurar que os serviços são desenhados e prestados para servir as suas necessidades.

O objetivo da organização deve ser dar ao Cliente aquilo que o mesmo espera. Por isso, a organização deve despender tempo a antecipar as expetativas dos clientes e, com esse propósito, trabalhar, por vezes, em conjunto com os mesmos, estabelecendo mecanismo de troca de informação permanente (como exemplo temos a nossa página oficial, o Blog e a conta no Facebook). A elaboração de referenciais de desempenho e de sistema de progresso é fundamental para a melhoria contínua.

Numa organização, todo o potencial das pessoas que a integram manifesta-se quando se partilham valores e existe uma cultura de confiança. Delegação e assunção de responsabilidades que fomentam o envolvimento de Todos….

As organizações são mais eficazes quando todas as atividades que estão relacionadas entre si se compreendem e gerem de forma sistemática e quando as decisões operativas e as melhorias se adotam ou planificam em função dos dados e informações fiáveis que incluem as perceções dos grupos de interesse….

“Se uma organização não medir não pode melhorar e se não medir de forma correta não sabe exatamente aonde está”, Alstom Transporte, empresa finalista do Prémio Europeu de Qualidade, em 1999.

LÍDER DUMA ORGANIZAÇÃO

 

Os líderes da organização desportiva demonstram espírito de liderança e ambição para a organização desportiva; dirigem e apoiam as pessoas para se atingirem objetivos, de acordo com as bases estratégicas definidas e uma cultura de excelência, estando envolvidos na sua implementação, com vista à melhoria contínua dos serviços prestados. O comportamento dos mesmos suscita nela clareza e coerência e cria um ambiente no qual a organização e as pessoas que a integram possam alcançar a Excelência

A liderança, a orientação estratégica, as competências organizacionais e a gestão do desempenho são as variáveis chave na promoção uma dinâmica de resultados na organização, sendo a sua compreensão um fator decisivo não só no diagnóstico da capacidade de mudança interna, como fundamentalmente na identificação de oportunidades de melhorias do funcionamento do sistema organizacional como um todo( Sítima, et al., 2005)

 

ATIVIDADES E OUTROS

As atividades que decorrem numa organização têm certamente que ser avaliadas se se quiser melhorá-las, pelo que qualquer modelo terá sempre que contemplar a avaliação da forma como decorrem os processos e as atividades. É também muito importante avaliar os resultados a que as abordagens adotadas conduzem, podendo tal avaliação ser diferenciada para cada uma das atividades, recorrendo a diferentes indicadores (quali ou quantitativos), mas garantindo a existência duma coerência e articulação entre ele

Alcançar a excelência não é, pois, um conceito abstrato: está relacionado com as realizações tangíveis duma organização naquilo que faz, na forma como o faz, nos resultados que alcança e na convição de que estes resultados serão sustentados no futuro. Para se acreditar que os resultados duma organização são sustentáveis, devem existir evidências de que o que faz e a forma como o faz tem uma base sólida, devendo os resultados serem sistemáticos e revistos continuamente (EFQM, 2004).

A Qualidade Total é um esforço continuado de melhoria feito por TODOS OS ELEMENTOS duma organização, no sentido de compreender, responder e superar as expetativas dos futuros Clientes., (Procter&Gamble, em EFQM 2002)

Os nossos objetivos estratégicos passam tb pelos económicos: ir ao encontro do principio do utilizador/cliente/aluno, na escola de natação. Nunca foi preocupação nossa sermos uma escola de natação com serviços caros, médios e/ou elevados, mas sim o que a estrutura necessita para ser autossuficiente. A estratégia passa pelo equilíbrio constante do binómio receita despesa.

Também é nosso objetivo a criação de hábitos de prática desportiva e fidelização dos Alunos/Clientes através de incentivos, cito projetos desenvolvidos e executados ao longo da época

Termino proferindo o seguinte: As Organizações podem possuir boas instalações e colaboradores, mas se não tiverem Clientes que adquiram os seus produtos e serviços, não têm razão de existir; tal como os clubes se não existirem associados q.b. que o "sustente". É fundamental que a gestão esteja centrada, na maioria dos casos, nos Clientes, de modo a ir aos seus anseios e expetativas, para assim garantir o seu sucesso (Pires & Santos, 1996).

 

 

 P'Coordenador da Escola de Natação


Last changed: Feb 11 2017 at 3:39 AM

Back

Copyright © 2012